Osteroartrite – sabe o que é? a osteoartrite (também conhecida como artrose) é uma doença crônica que causa o desgaste da cartilagem das articulações e também alterações ósseas, chamadas “bicos de papagaio”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com mais de 65 anos apresentam osteoartrite.
Tendo como base dados de 1990 a 2019, um estudo publicado no jornal do American College of Rheumatology mostrou que houve um crescimento mundial dos casos de osteoartrite – que já era considerada de grande incidência entre as pessoas idosas.
Aumento de quase 528 milhões de casos em 2019!
Os fatores que mais colaboraram para a ampliação da doença foram obesidade e o envelhecimento da população.
Geralmente afeta as articulações dos dedos, quadris, joelhos e da região lombar, causando dores profundas e, conforme avança, provoca rigidez e perda de função.
A cartilagem é responsável por revestir a articulação e, assim, protegê-la. Quando o esqueleto se desenvolve por completo, as células que compõem suas estruturas não dão mais respostas na mesma velocidade. Inicia-se, portanto, um processo de desgaste que se acentua a partir da velhice.
A articulação fica mais vulnerável e os movimentos do corpo podem causar dor e inchaço.
Esforços físicos repetitivos, como uma prática esportiva capaz de provocar lesões, podem forçar a cartilagem e as articulações. A osteoartrite também surge secundariamente a outras doenças, como doenças metabólicas e endócrinas.
Fique atento aos sinais:
• Dor nas articulações, que se torna mais intensa com o passar do tempo
• Inchaço
• Estalos nas articulações
• Redução na capacidade de realizar certos movimentos
A prevenção para o problema é difícil, pois a degeneração ocorrerá independentemente de qualquer tratamento indicado, mas é possível minimizar seus efeitos com exercícios físicos, como fisioterapia, infiltração de ácido hialurônico e medicações.
Veja também:
O que evitar comer após os 50 anos?
0 Comments