Como o IVCF-20 auxilia a avaliar o idoso – O IVCF-20 pode ser considerado uma metodologia de Avaliação Geriátrica Ampla, que pode ser realizada, inclusive, por familiares e o próprio idoso!
Foi desenvolvido e validado no Brasil, a partir de outros instrumentos de triagem rápida amplamente citados na literatura.
É um instrumento simples, que leva de 5 a 10 minutos, onde é avaliada as principais dimensões, consideradas preditoras de declínio funcional e/óbito em idosos:
- idade;
- auto-percepção da saúde;
- atividades de vida diária;
- a cognição;
- humor;
- mobilidade;
- a comunicação;
- e presença de comorbidades múltiplas.
A pontuação máxima obtida no IVCF-20 compõe o seu próprio nome: 20 pontos. Idosos que atingem até 6 pontos são classificados como idosos “robustos”. Aqueles com pontuação maior ou igual a 15 pontos são idosos frágeis ou de alta vulnerabilidade. Aqueles com pontuação intermediária, ou seja, que pontuam entre 7 e 14 pontos, são classificados como de “média vulnerabilidade” e necessitam de uma avaliação mais apurada se são ou não considerados como idosos frágeis.
Veja agora, o IVCF-20 para ser aplicado em casa:
Veja também:
Como prevenir o suicídio na terceira idade?
A meditação e seus benefícios na melhor idade
3 Comments
דירות דיסקרטיות בירושלים · July 25, 2022 at 6:45 pm
Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. Its always interesting to read articles from other authors and practice something from other sites.
Dicas para evitar a queda de idosos - · May 26, 2022 at 3:01 pm
[…] Como o IVCF-20 auxilia a avaliar o idoso […]
Junho Violeta: prevenção e conscientização contra a violência ao idoso. - · June 2, 2022 at 4:57 pm
[…] Como o IVCF-20 auxilia a avaliar o idoso […]