Cuidados com a medicação do Idoso – idosos usam, normalmente, de 3 a 4 tipos diferentes de medicamentos todo dia, em horários diferentes. Já deu para perceber que quanto maior for o número de medicamentos usados, maior será a chance de erro de dose, de horário e de troca de medicação, não é mesmo?
Por isso, hoje vamos falar sobre algumas medidas que irão ajudar a todo cuidador informal!
Vejamos!
O ideal é que sejam colocados, todos os medicamentos que o idoso toma ao dia, em uma caixa com tampa, porém, deve-se tomar o cuidado de usar caixas diferentes para medicamentos para via oral e inalação.
É possível comprar caixas para medicamentos e materiais de curativo, à disposição em lojas de produtos médico hospitalares.
Converse com o geriatra sobre a possibilidade de dividir as medicações em horários padronizados, como por exemplo – café da manhã, almoço e jantar.
Faça, também, uma lista do que pode e do que não pode ser administrado no mesmo horário!
Evite, se possível, medicações durante a madrugada.
Mantenha sempre os medicamentos em local seco, arejado, longe do sol e, principalmente, das crianças, assim como em suas embalagens originais para evitar misturas entre eles.
Lembre-se de deixar a última receita médica junto à caixa de medicamentos, assim, evita uma possível confusão quando há troca de medicamentos ou receitas e facilita a consulta em caso de dúvidas.
Lembre-se de solicitar ao médico uma prescrição para caso de necessidade, como: vômitos, febre, diarréia, dor, etc.
Não acrescente, substitua ou retire medicamentos sem antes consultar um profissional de saúde – lembre-se que medicamentos prescritos para outras pessoas podem não ter o mesmo efeito, ou não serem indicados para o paciente!
Evite dar medicações no escuro, para não correr o risco de trocas perigosas!
Se o idoso apresentar dificuldades para engolir comprimidos, ou alimentar-se por sonda, converse com o médico sobre a possibilidade de dissolvê-lo em água ou suco.
Nunca use como referência a cor do comprimido, pois esta pode mudar de acordo com o fabricante.
Deve-se sempre avisar o geriatra quando o paciente parar de tomar algum medicamento prescrito. Não substitua medicamentos sem a autorização do médico!
Seja prevenido e confira a quantidade de medicamento antes de feriados ou finais de semana, para não correr o risco de faltar.
Veja também:
Junho Violeta: prevenção e conscientização contra a violência ao idoso.
3 Comments
Twicsy · June 24, 2022 at 9:21 am
This design is steller! You definitely know how to keep a reader entertained.
Between your wit and your videos, I was almost moved to
start my own blog (well, almost…HaHa!) Excellent job.
I really loved what you had to say, and more than that,
how you presented it. Too cool!
gerovitae · June 29, 2022 at 5:16 pm
Thanks! You’re welcome!
Hormônio do amor ajuda a tratar Alzheimer? - · June 16, 2022 at 9:17 am
[…] Cuidados com a medicação do Idoso […]