Hormônio do amor ajuda a tratar Alzheimer? Experimentos com ocitocina, mais conhecida como o hormônio do amor, pode vir a ser últil no tratamento de distúrbios degenerativos.
A pesquisa revela que a ocitocina química, pode ter benefícios terapêuticos para distúrbios cognitivos, incluindo demência.
Liberada pela glândula pituitária, é famosa pela suas ações no sistema reprodutivo feminino e na indução de sentimentos de amor e felicidade. Além de aumentar o aprendizado e a memória.Por isso, o estudo indica que os sinais bloqueados no cérebro, o que causa a demência, podem ser desbloqueados.
E a doença de Alzheimer é um distúrbio progressivo no qual as células nervosas, ou neurônios, no cérebro e as conexões entre elas degeneram lentamente, causando severa perda de memória e deterioração nas habilidades motoras e na comunicação.
Essa deterioração afeta uma característica específica dos neurônios, chamada “plasticidade sináptica”, que é a capacidade das sinapses – onde os neurônios trocam sinais
Quando a ocitocina foi adicionada ao cérebro dos ratos, os cientistas descobriram que as habilidades de sinalização aumentaram, o que os pesquisadores dizem sugere que a ocitocina pode reverter o comprometimento da plasticidade sináptica causada pela proteína beta amiloide.
Os pesquisadores também descobriram que a oxitocina em si não afeta a plasticidade sináptica do hipocampo, mas é capaz de reverter os efeitos negativos da beta amiloide.
O professor Akiyoshi Saitoh, que liderou uma equipe de cientistas do Japão na Universidade de Ciência de Tóquio, diz: “Este é o primeiro estudo no mundo que mostrou que a ocitocina pode reverter as deficiências induzidas por Aβ no hipocampo de ratos”.
“Recentemente, descobriu-se que a ocitocina está envolvida na regulação do desempenho da aprendizagem e da memória, mas até agora, nenhum estudo anterior lida com o efeito da ocitocina no comprometimento cognitivo induzido por Aβ”.
“Nosso estudo apresenta a possibilidade interessante de que a ocitocina possa ser uma nova modalidade terapêutica para o tratamento da perda de memória associada a distúrbios cognitivos, como a doença de Alzheimer.
Fontes: The Conversation / Science Daily /
Veja também:
Cuidados com a medicação do Idoso
Junho Violeta: prevenção e conscientização contra a violência ao idoso.
2 Comments
Cohousing: solução contra a solidão - · June 23, 2022 at 10:30 am
[…] Hormônio do amor ajuda a tratar Alzheimer? […]
Como o diabetes pode afetar os idosos? - · July 8, 2022 at 1:31 pm
[…] Hormônio do amor ajuda a tratar Alzheimer? […]