A Geração X começa a entrar na melhor idade! Nascidos entre as décadas de 60 e 80, a geração que fez e segue fafzendo a história acontecer!
O termo surgiu na Inglaterra, após o fotógrafo húngaro Robert Capa referir-se a um dos seus ensaios fotográficos, ganahndo força após o lançamento do livro de autoria de Jane Deverson e Charles Hamblett intitulado “Geração X”.
Essa geração cresceu influenciada pela programação da televisão e em meio a mudanças no ambiente familiar, como o crescimento do número de mães que, junto com os pais, passaram a integrar o mercado de trabalho.
Isso acarretou mais independência e responsabilidade…
Por isso, a geração X é considerada mais prática e focada em buscar uma vida equilibrada dentro e fora de casa.
As pessoas dessa geração buscam pela individualidade e independência sem perder a convivência em grupo.
É uma geração mais madura, que escolhe qualidade ao invés de quantidade, que busca mais por seus direitos e têm maior preocupação com as gerações futuras.
Por aqui, no Brasil, esse grupo nasceu em meio ao período do Golpe Militar; à censura, aos atos institucionais que fortaleceram a ditadura, à crise na economia brasileira, com a implantação de planos econômicos para tentar conter a inflação.
E ainda ao movimento Diretas Já, que buscava garantir eleições presidenciais diretas; à promulgação da Constituição de 1988; à primeira eleição direta para presidente da república após a Ditadura Militar, que elegeu Fernando Collor de Mello, o impeachment desse presidente após denúncias de corrupção e o lançamento do plano real.
A internet e a informática não eram acessíveis a todos. Esse uso superficial, pelo menos a princípio, foi determinante na relação da geração X com a tecnologia.
É uma geração mais preocupada com a saúde, mas isso não quer dizer que seja mais saudável.
Na verdade, estudos apontam que esse grupo tende a ter mais doenças crônicas e pressão alta que a geração anterior.
Além disso, a geração X têm maior probabilidade de ter diabetes, doenças circulatórias e excesso de peso o que significa que são pessoas que tendem a viver mais, mas que viverão uma parte maior desses anos com doenças.
A geração X é também a que mais se informa, acompanha notícias e procura saber o que está acontecendo no mundo.
Por ter sido uma geração que quebrou paradigmas e movimentou a economia de forma jamais imaginada, esse grupo geracional foi o primeiro a vivenciar o estresse e a ansiedade de forma mais acentuada, tanto no campo profissional quanto no pessoal.
Isso porque essa foi a primeira geração que acreditou que poderia ter sucesso em todos os campos, porque tiveram oportunidades que as gerações anteriores não tiveram.
Houve incentivo para a boa educação, para crescimento no mercado de trabalho, uma vida social ativa e interessante, além de ter sido também uma geração com maior autonomia para decisões como casar e ter filhos.
A Geração X tem um alto poder de consumo e procura aproveitar sua condição econômica da maneira mais intensa possível.
Esse grupo tem maior preocupação em alcançar equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Mas também tem tendência ao empreendedorismo, com muitos dos seus integrantes tendo a vontade de serem seus próprios chefes.
Veja também:
Alcoolismo na terceira idade: como identificar e tratar
1 Comment
6 primeiros sinais da Demência - · August 2, 2022 at 4:58 pm
[…] A Geração X começa a entrar na melhor idade! […]