O que evitar comer após os 50 anos? Quando completamos 50 anos de idade, algumas mudanças em nossas rotinas devem ser observadas, principalmente no que tange a alimentação, para que nossa qualidade de vida consiga persistir ainda por muitas décadas.
“Cultivar hábitos saudáveis é essencial para que os anos passem de forma mais tranquila.”
O ideal é que se tenha uma dieta saudável em qualquer período da vida, porém, se esse não foi o seu caso e chegou aos 50, é hora de mudar!
Uma alimentação pobre em nutrientes diminui a expectativa de vida da pessoa. Isso acontece porque hábitos alimentares ruins estão associados ao surgimento de diversas doenças, como obesidade e hipertensão.
Veja o que deve evitar:
Ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados têm muitas calorias desnecessárias, gerando um desbalanço energético, principalmente quando consumidos em excesso. Esse tipo de comida também tem pouca proteína, essencial para a faixa etária, e é rico em gordura.
Carnes gordurosas
O consumo regular de carnes gordurosas é um perigo para quem tem mais de 50 por estar relacionado ao desenvolvimento de hipertensão.
Sendo assim, é essencial substituir esse tipo de proteína por alguma opção com menos gordura, como coxão duro ou peito de frango sem pele.
Alimentos salgados
A ingestão exagerada de sódio é uma das causas de hipertensão. A pressão alta, por sua vez, é responsável por outros problemas de saúde, podendo desencadear doenças como insuficiência cardíaca e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Leite e derivados
O leite e seus derivados devem estar presentes na dieta de indivíduos com mais de 50 anos. Por serem ricos em cálcio e vitamina D, eles evitam o surgimento de osteoporose em idades mais avançadas. A bebida também é uma fonte proteica e ajuda a recompor a flora intestinal, auxiliando o funcionamento do corpo.
1 Comment
O NATAL DE LEO - · December 23, 2022 at 11:45 am
[…] Veja também: O que evitar comer após os 50 anos? […]