Por que idoso sente muito frio? – A questão “porque idoso sente muito frio” é recorrente, e leva a terceira idade a ser conhecida, em muitos casos, por sua aversão ao banho. A verdade é que a queda do metabolismo com o passar dos anos, associada ao fato de que a maioria das pessoas mais velhas é muito menos ativa do que quando eram mais novas, torna-se fator preponderante para se sentir frio em condições que antes não incomodavam.
Com isso, o ato de despir-se e molhar-se para idosos tomarem banho começa a ser repudiado. Problemas com a higiene pessoal podem ter consequências além do conhecido “cheiro de idoso” ou “cheiro de menino mal lavado”. O sistema imunológico é menos eficiente em pessoas da terceira idade, e isso aumenta a possibilidade de se adquirir doenças.
Idoso no inverno
Nos próximos tópicos você vai conferir 3 dicas para idosos no inverno manterem-se bem cuidados com a ajuda de seus cuidadores e familiares. Confira:
Beber bastante líquido
Nesse clima seco a primeira dica é tomar bastante líquido, principalmente a água, tendo sede ou não.
É necessário frisar a importância de se beber água mesmo sem ter sede, pois essa vontade só aparece tardiamente, quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado.
Não é de hoje que sabemos a importância de beber água. Em qualquer fase da vida, ela traz diversos benefícios como:
- Absorve e transporta nutrientes;
- Regula a temperatura corporal;
- Desintoxica o corpo;
- Auxilia no emagrecimento saudável;
- Melhora a pele, deixando-a mais bonita.
A água representa cerca de 70% peso total do ser humano, e precisamos dela para melhorar as funções vitais dos órgãos do nosso corpo.
É indicado tomar, em média, 2 litros de água por dia para suprir as necessidades do nosso organismo. Em medidas caseiras, essa quantidade é equivalente a cerca de 8 copos por dia.
Umidifique o ambiente
Idoso no inverno requer umidificar o ambiente constantemente, principalmente em casa.
Use equipamentos umidificadores de ar, tão comuns em farmácias; só tenha cuidado para não exagerar. O ideal é que a umidade fique entre 55% e 60%. Como referência: o umidificador não pode fazer as paredes e objetos condensarem o excesso de umidade.
Uma toalha molhada próxima à cabeceira da cama pode ser uma opção para quem não tem o equipamento. Tenha cuidado com a prática comum de espalhar recipientes de água pela casa, principalmente próximos a colchões e travesseiros: evite acidentes.
Por que é tão importante umidificar o ambiente? A baixa umidade não é boa pois favorece o ressecamento da mucosa respiratória, o que a torna mais suscetível à inflamação.
Além dessa questão citada acima, a baixa umidade pode trazer consigo o aumento da frequência de coriza, sangramento nasal, tosse, chiado no peito, dentre outros. A limpeza das cavidades nasais com soro fisiológico pode ajudar nestes casos, procure orientação de um especialista.
Veja também: Idosos consomem R$ 1,6 tri por ano, mas ainda não são foco das marcas, dizem especialistas
Mantenha a casa do idoso limpa
É imprescindível manter um ambiente limpo, especialmente para idosos que passam muito tempo dentro de casa. Mesmo para quem tem pouca ou nenhuma alergia, ter uma casa limpa e ventilada é algo muito saudável.
Então, dê importância não só para a limpeza do piso, mas de todos os objetos e espaços da casa. Evite produtos de limpeza que tenham odores muito fortes, isso pode causar irritação nasal, e abra as janelas para que a casa fique bem ventilada.
Tente evitar também o uso de vassouras que espalham a poeira no ar, é possível utilizar panos úmidos para que a poeira fique neles.
Veja também: Música para a terceira idade
1 Comment
4 benefícios da Terapia Ocupacional na terceira idade - · December 9, 2022 at 9:22 am
[…] Veja também: Por que idoso sente muito frio? […]