Cohousing: solução contra a solidão – A geração que está agora com 60 anos de vida tem outros valores. Passaram por mudanças intensas, tanto sociais, quanto políticas e financeiras e veem o mundo de maneira diferente da que os antecederam.
E alguns valores culturais estão se moldando para que essa geração possa envelhecer com qualidade de vida e alegria.
Uma das soluções tem o nome de Cohousing que, de maneira simples, podemos definir como dividir um condomínio ou casa, com amigos que os acompanharam durante a caminhada pela vida.
Servilha, em Espanha, é pioneira nessa ideia que já tem conseguido adeptos por todo o globo!
A ideia é passar a madurescência, junto com outros amigos, cuidando-se mutuamente, compartilhando hobbies, mantendo uma vida ativa e garantindo sua autonomia pessoal em um lugar projetado por eles e para eles, de acordo com suas necessidades.
“Nós nos negamos a ser um fardo para nossos filhos e não queremos acabar vivendo sozinhos ou em uma residência que não podemos pagar; queremos estar rodeados de gente que nos entenda, com quem compartilhemos interesses, e que juntos possamos cuidar uns dos outros”, explica Ignacio
O cohousing é, portanto, uma fórmula de convivência em que seus moradores, ou sócios, projetam e administram por conta própria o edifício ou casa em que vivem, no qual moradias privadas são integradas com amplas áreas comuns — das quais eles também se encarregam —, que funcionam como uma extensão das residências particulares.
A forma de envelhecer no século XXI não tem nada a ver com a do século XX. Mais uma consequência da geração dos babyboomers, a que quebrou paradigmas com o Maio de 1968!
O conceito de envelhecimento mudou, envelhecer já não é sinônimo de deterioração, é mais uma etapa, como a adolescência, com suas novas tarefas de identidade.
O cohousing permite escolher com quem você quer viver e envelhecer. Essa solução habitacional permite lutar contra a solidão porque recupera as relações de vizinhança e promove um envelhecimento ativo.
Veja também:
Hormônio do amor ajuda a tratar Alzheimer?
Cuidados com a medicação do Idoso
Junho Violeta: prevenção e conscientização contra a violência ao idoso.
2 Comments
Twicsy · July 11, 2022 at 7:04 pm
Greetings I am so glad I found your webpage, I really found you by accident, while I was searching
on Google for something else, Nonetheless I am here
now and would just like to say many thanks for a tremendous post and a all round enjoyable blog (I
also love the theme/design), I don’t have time to read it all at
the minute but I have saved it and also added your RSS feeds,
so when I have time I will be back to read much
more, Please do keep up the great job.
Como o diabetes pode afetar os idosos? - · July 7, 2022 at 4:57 pm
[…] Cohousing: solução contra a solidão […]