Natal e o Idoso – Para muita gente, a época do Natal é ideal para reunir a família. No entanto, com a formação de novas famílias, pode acontecer de os idosos serem deixados de lado. Então, quando o assunto envolve o Natal do idoso, é comum que inclua a sensação de solidão e abandono. Nesse caso, o amor e a presença são os melhores remédios para lidar com a situação. Com carinho e empatia quanto aos sentimentos dos idosos, é possível garantir que o período seja repleto de boas sensações.

Como tornar o Natal do idoso mais especial?

Vale a pena pensar em como criar um Natal com idosos que seja inesquecível. Essa é uma maneira de aproveitar ao máximo o período e de conquistar bons resultados com o contato. Pensando nisso, veja algumas dicas para deixar o Natal do idoso na família ainda mais especial!

Prepare uma ceia em família

Na época de confraternizações, as ceias fazem parte da realidade de muitas famílias. Mesmo que, individualmente, não seja a forma como você comemora o Natal, vale a pena considerar a ideia para juntar todos ao redor do idoso. Cada participante pode contribuir com um prato, por exemplo. Já a pessoa idosa pode dar dicas e receitas ou mesmo ajudar no preparo, dependendo do seu grau de autonomia. Desde a elaboração da ceia até o momento de aproveitá-la, é possível criar memórias felizes e integrar o idoso.

Traga memórias e tradições familiares

Para tornar a festa de Natal dos idosos ainda mais emocionante e especial, há a oportunidade de investir nas memórias. Contar histórias que todos viveram juntos é uma ótima forma de se lembrar de bons momentos. A prática pode aproximar também novos participantes da família.

Veja também: 4 benefícios da Terapia Ocupacional na terceira idade

Inclua o idoso nas atividades

É importante não tratar o idoso como sendo invisível, especialmente no Natal. Para evitar que isso aconteça, o melhor é agir para integrá-lo completamente às atividades e à festa. Não é porque ele não conhece as músicas mais recentes que não pode ouvir e dançar junto, por exemplo. Se for fazer alguma atividade diferente, pergunte se o idoso quer participar. Também é adequado não fazê-lo ir dormir contra a própria vontade ou simplesmente assumir que ele não quer participar de algo. Perguntar, envolver e incluir são as chaves para os momentos serem inesquecíveis.

Veja também: Por que idoso sente muito frio?

Demonstre amor pelo idoso

O amor é o melhor remédio contra a solidão e a tristeza, ainda mais nessa época do ano. Então, vale a pena dá-lo de presente, sem moderação. Não é preciso muito para atingir o objetivo. Comprar um presente ou dar um cartão são gestos tradicionais e que podem expressar diversos sentimentos. No entanto, não são as únicas alternativas. Às vezes, o simples fato de sentar para uma conversa, dando máxima atenção ao idoso, já demonstra amor. Ter paciência, compreensão e empatia quanto ao envelhecimento também tem esse efeito. É claro que falar sobre como a pessoa é especial ou como você gosta de estar por perto não fica de fora.

Veja também: Idosos consomem R$ 1,6 tri por ano, mas ainda não são foco das marcas, dizem especialistas


1 Comment

Tecnologia da longevidade: o que vem por aí - · December 29, 2022 at 5:28 pm

[…] Natal e o Idoso […]

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *