Quais os perigos do uso de medicamentos por idosos – se automedicar e tomar remédios diferentes com a mesma finalidade são práticas comuns e perigosas da população
Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicam que os medicamentos respondem a 27% das intoxicações e 16% dos casos de morte por intoxicações. Consegue imaginar a dimensão disso?
É algo tão sério que se tornou foco da Organização Mundial da Saúde (OMS), que informa dados onde 50% dos medicamentos são prescritos ou dispensados de forma farmacológica, e que 50% dos pacientes tomam medicamentos de maneira indireta, o que eleva o índice de morbidade e mortalidade!
As pessoas de terceira idade estão mais sujeitas ao uso incorreto de medicamentos, sabia?
Devido a problemas de vista e pela maior quantidade de alimentos consumidos, o risco de intoxicação aumenta!
Essa prática pode estar associada à dificuldade de acesso aos serviços de saúde ou mesmo à falta de profissionais prescritos e orientados a orientar corretamente essa população com tantas particularidades.
A automedicação é uma prática especialmente perigosa em idosos, pois frequentemente são portadores de doenças crônicas, que se agravam com o uso de diversos medicamentos.
Eles são mais sensíveis a efeitos colaterais, como o uso de uma medicação que causa sonolência e, consequentemente, quedas.
Os idosos naturalmente têm uma lentificação da metabolização dos medicamentos. Isso significa que os remédios, quando ingeridos, têm efeito mais prolongado no organismo do que na população jovem, e isso torna o idoso ainda mais suscetível à toxicidade das medicações e seus efeitos colaterais.
Ao longo da vida a pessoa vai precisar se consultar com diferentes especialistas, mas é fundamental que o idoso tenha um médico que o acompanhe, como o geriatra, que vai monitorar todas as comorbidades do paciente e rever constantemente a real necessidade de cada medicamento em uso , mesmo que prescrito por outro especialista, e suspendê-los quando não forem mais pertinentes.
Também é importante lembrar que muitas doenças podem ser controladas com mudanças de hábitos e medidas comportamentais, como melhorar os hábitos alimentares, estimulando a necessidade de remédio para controle de colesterol, ou evitar os cochilos diurnos, para melhorar a qualidade do sono, a necessidade. de medicamento para insônia.
Veja também:
Conheça os ‘superidosos’: memória melhor que jovens!
5 livros para refletir sobre o envelhecimento
Chás medicinais ideais para idosos
5 Comments
https://israelnightclub.com/ · April 30, 2023 at 11:16 pm
Greetings! Very useful advice in this particular article! Its the little changes that will make the biggest changes. Thanks for sharing!
https://www.israelxclub.co.il/ · May 2, 2023 at 2:36 am
Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis. Its always useful to read content from other authors and practice something from their websites.
Se reverte a osteoporose? - · March 2, 2023 at 5:42 pm
[…] Quais os perigos do uso de medicamentos por idosos […]
A difícil decisão de operar um idoso - · March 12, 2023 at 11:23 am
[…] Quais os perigos do uso de medicamentos por idosos […]
Obesidade na terceira idade – cuidado! - · March 17, 2023 at 4:33 pm
[…] Quais os perigos do uso de medicamentos por idosos […]