Obesidade na terceira idade – cuidado! A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o excesso de peso como uma epidemia mundial, que atinge pessoas de todas as idades.

Conforme dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), atualmente existem mais de 18 milhões de pessoas obesas no nosso país e cada ano surgem em média 2 milhões de novos casos!

E entre os idosos, essa questão pode gerar um quadro com consequências mais graves tanto na qualidade de vida, bem como o ocorrido de outras doenças relacionadas ou até mesmo levar ao óbito.

Fatores

Considerada uma doença crônica e caracterizada pelo excesso excessivo de gordura corporal, a obesidade ocorre porque a quantidade de energia que é ingerida diariamente através da alimentação é maior que aquela gasta pelo corpo.

O sedentarismo é fator preponderante entre as principais causas dessa epidemia, juntamente com a genética e com o uso de medicamentos.

É importante destacar que, à medida que a idade avança, é comum o ganho de peso corporal e o acúmulo de gordura.

Isso acontece porque, principalmente depois dos 50 anos, as pessoas começam a perder a massa muscular!

Quais os riscos

Na terceira idade se faz necessário cuidados especiais porque traz riscos em vários sentidos para o idoso.

Um dos primeiros sinais é o desconforto e algumas vezes a vergonha que ele passa a sentir pelo excesso de peso, levando-o ao  isolamento  e ao sedentarismo por completo.

Muitos deles também sofrem de dores e algumas dificuldades para controlar qualquer atividade, porque se veem com seus movimentos limitados.

Um idoso acima do peso também se cansa com maior facilidade, apresenta dificuldades respiratórias e fica mais vulnerável a quedas e fraturas.

Ele também pode apresentar problemas para dormir como o ronco e a apnéia, o que afeta diretamente a qualidade do sono, a saúde física e mental e sua qualidade de vida.

A obesidade na terceira idade também pode favorecer o desenvolvimento de várias doenças ou comprometer algumas já existentes.

Idosos obesos, por exemplo, correm maior risco de apresentar doenças relacionadas à aparência, entre elas o Alzheimer, ou agravar o quadro delas.

Além disso, a doença ainda pode competir:

  • aumento do colesterol ruim,
  • riscos de AVC e infarto,
  • doenças cardíacas,
  • ganho de pressão arterial,
  • artrose,
  • doenças nas artérias coronarianas,
  • gordura no fígado,
  • tenho um,
  • distúrbios musculoesqueléticos como a osteoartrite,
  • insuficiência renal,
  • problemas emocionais e psicológicos.

Veja também:

A difícil decisão de operar um idoso

Se reverter a osteoporose?

Quais os perigos do uso de medicamentos por idosos

Fonte:


2 Comments

https://israelnightclub.com/ · April 30, 2023 at 11:17 pm

Greetings! Very useful advice in this particular article! Its the little changes that will make the biggest changes. Thanks for sharing!

Luto na terceira idade - · March 24, 2023 at 9:33 am

[…] Obesidade na terceira idade – cuidado! […]

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *