Infantilização do Idoso: é certo fazer? A infantilização do idoso é um problema comum na sociedade atual. Muitas vezes, os idosos são tratados como crianças, sem autonomia e independência, o que pode levar a uma perda de autoestima e autoconfiança.

Esse comportamento pode ser observado em diversas situações, como na forma como os idosos são tratados em instituições de longa permanência ou pelos próprios familiares.

A infantilização do idoso pode ter consequências graves, como a perda da capacidade cognitiva e diminuição da qualidade de vida.

Além disso, os idosos também podem se sentir inúteis e desvalorizados, o que pode levar a quadros de depressão e ansiedade.

Para evitar a infantilização do idoso, é importante acompanhar sua autonomia e independência, permitindo que ele participe ativamente das decisões que envolvem sua vida.

É fundamental também valorizar suas experiências e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, reconhecendo-os como fonte de sabedoria e ensinamentos.

Os idosos devem ser tratados com dignidade e respeito, como indivíduos capazes e independentes, que têm o direito de viver de forma plena e com qualidade de vida.

É fundamental que a sociedade como um todo se engaje na luta contra a infantilização do idoso, valorizando a experiência e a sabedoria daqueles que já viveram muito e têm muito a ensinar.

Veja também:

Luto na terceira idade

Obesidade na terceira idade – cuidado!

A difícil decisão de operar um idoso

 

 

 

 

 


3 Comments

https://israelnightclub.com/ · April 30, 2023 at 11:18 pm

Greetings! Very useful advice in this particular article! Its the little changes that will make the biggest changes. Thanks for sharing!

Idoso autista, como relacionar? - · April 6, 2023 at 2:19 pm

[…] Infantilização do Idoso: é certo fazer? […]

Meus hormônios e o envelhecimento - · April 24, 2023 at 7:30 pm

[…] Infantilização do Idoso: é certo fazer? […]

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *