Tem ideia de quantos tipos de demências existem? Também conhecida como transtorno neurocognitivo maior ou ligeiro, a demência é caracterizada por uma alteração crescente das áreas do cérebro, o que resulta em alterações da memória, do comportamento, da linguagem e personalidade.
Causada por diversos fatores, possui maior incidência a partir dos 60 anos, ficando muito comum a partir dos 80 anos, onde pode afetar 1 a cada 6 coma idade de 80 a 85 anos e 1 a cada 3, acima de 85 anos. Vale aidna ressaltar que, 50% da população acima de 90 anos tem o problema.
.
As causas variam e, quanto mais cedo identificado e iniciado o tratamento, maiores as chances de redução da progressão e, com isso, melhor qualidade de vida!
A demência pode ser classificada em vários tipos, veja as principais:
Alzheimer
É o principal tipo de demência, onde há a degeneração progressiva dos neurônios e comprometimento das funções cognitivas. Seu desenvolvimento está relacionado a um conjunto de fatores: genética, envelhecimento, sedentarismo, traumatismo craniano e tabagismo, por exemplo.
Demência Vascular
Sendo o segundo tipo de demência mais frequente, fica atrás apenas do Alzheimer. Ocorre por problemas cerebrovasculares, onde a irirgação de sangue no cérebro é prejudicada, o que resulta em alterações cerebrais e, por consequência, o surgimento da demência. Tem como causa principal, o AVC ou AVE.
Demência por Parkinson
Surge à medida que a doença de Parkinson piora, sendo consequência das alterações que ocorrem relacionadas com a cognição e comportamento da pessoa.
Demência senil
Ocorre com maior frequência a partir dos 65 anos e se caracteriza pela perda progressiva e irreversível das funções intelectuais: memória, raciocínio e linguagem.
Demência frontotemporal
A demência frontotemporal ou DFT se caracteriza pela atrofia e perda de células nervosas, de um ou de ambos os lobos frontais e temporais do cérebro.
Os lobos frontais são responsáveis pelo humor e comportamento, e os temporais, relacionados com a visão e a fala.
Demência de Pick
Também conhecida como PID, é uma demência frontotemporal, que ocorre devido ao excesso de proteínas Tau nos neurônios conhecidos como copos de Pick.
Acontece nos lobos frontais ou temporais e é uma das principais causas de perda de memória precoce, podendo ter início a partir dos 40 anos
Corpos de Lewy
Ocorre devido a presença de, em regiões específicas, estruturas proteicas conhecidas como corpos de Lewy.
Estas se desenvolvem dentro das células cerebrais e provocam sua degeneração e morte.
Mais comum em pessoas acima dos 60 anos, pode acontecer simultaneamente com a Doença de Alzheimer.
Álcool
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e predisposição à demência precoce ainda está em estudo, porém, esta comprovado que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas interfere na memória, capacidade cognitiva e comportamental.
Veja também:
Não tenha pressa, tudo estará em seu lugar no momento certo.
1 Comment
Trabalhar na terceira idade... Vamos? - · April 9, 2022 at 8:52 pm
[…] Tem ideia de quantos tipos de demências existem? […]