Como manter equilíbrio emocional ao longo da vida? a maneira como lidamos com nossas emoções no dia a dia é um fator determinante para nossa qualidade de vida e prevenção de doenças, sejam elas emocionais ou físicas, afirmam especialistas.

E isso é muito óbvio, se pararmos para refletir um pouco a respeito, afinal, quando estamos com nosso emocional equilibrado, conseguimos manter o foco em nossas metas e objetivos de vida, reagimos bem com nossas interações pessoais do cotidiano e isso reflete em nosso corpo, afinal, tudo está interligado entre o físico e a psíquico.

Por isso, prevenindo-nos de doenças mentais, estamos, concomitantemente, fazendo a prevenção da saúde física ao passo que melhoramos nossa qualidade de vida!

E precisamos estar atentos e trabalhando nosso emocional durante toda nossa caminhada. Sintomas como fadiga, irritabilidade, desmotivaçãoo até com tarefas antes prazerosas, a busca por um isolamento social e falta de rendimento no trabalho ou nos estudos, são comuns quando há algo errrado.

E esse sofrimento, que tende a aumentar com o tempo, pode nos levar a desenvolver doenças dos mais variados tipos, como: problemas cardíacos, diabetes e Alzheimer, a citar apenas algumas.

Vale ressaltar que, sem o equilíbrio emocional, temos dificuldades com nossas relações afetivas também!

O que fazer?

Para alcançarmos esse equilíbrio, devemos manter uma rotina de ações que, tenha como finalidade, a produção de hormônios como a dopamina e serotonina.
Dentre essas ações, destacam-se os momentos de lazer, assim como atividades físicas regulares.

Pessoas sedentárias devem buscar um estilo de vida saudável, não deixando de tomar água de forma regular e ingerir frutas e verduras, além de cuidar do sono.

O autocuidado ainda envolve a realização de check-up anual!

Manter o pensamento positivo, envolvendo-se em uma esfera de energia saudável, ou seja, nada de desejar o mal ao próximo e buscar a prática do perdão, por exemplo, também são ações salutares.
Caso percebamos não ser possível conquistar esse equilíbrio sozinhos, precisamos de ajuda profissional.


4 Comments

José Rodrigues Marques · November 2, 2021 at 7:03 am

Obrigado pela orientação e atenção dispensada ao público da terceira idade. Muito bom!

    gerovitae · November 2, 2021 at 6:21 pm

    Disponha! Nos acompanhe que sempre teremos mais novidades!

Nada é por acaso na vida. - Gerovitae · November 1, 2021 at 3:04 pm

[…] Como manter equilíbrio emocional ao longo da vida? […]

Cuidar do próximo é semear o bem! - · November 9, 2021 at 3:29 pm

[…] Nada é por acaso na vida. Como manter equilíbrio emocional ao longo da vida? […]

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *